sábado, 2 de junho de 2007

Semana 1 - Leitura dos Textos

Leitura dos textos da Profª Suzana S. Gutierrez
1- Mapeando caminhos de autoria e autonomia...
2- Distribuição de conteúdos e aprendizagens on-line...
O Weblog é mais uma ferramenta para publicação on-line, Blog como é mais conhecido. São muito fáceis de serem criados, editados e publicados. Os sistemas gratuitos facilitaram a disseminação da prática do blog e são usados com vários propósitos. Eles são diferentes das páginas e sites pois se caracterizam com páginas editadas por uma só pessoa, tem estrutura hipertextual, textos sucintos em blocos, relatos pessoais, contextualizados que serão interpretados e comentados por seus visitantes, podem ser atualizados diariamente pois possui comandos que são semelhantes aos editores de textos já conhecidos pelos usuários desta tecnologia. As ferramentas se aperfeiçoam rapidamente e disponibilizam novos e maiores recursos de edição e comunicação aumentando assim as possibilidades de debates e de trocas de idéias, facilitando e intensificando a adoção dos blogueiros. Através dos sítios dinâmicos que contenham conteúdos variados, podemos utilizar o RSS/Atom, que são protocolos de agregação de conteúdos que fazem um resumo recente da página que possa ser capturada e lida. Assim acessamos a Internet escolhendo o que nos interessa como notícias, programações culturais/esportivas... Também podemos utilizar o aplicativo Bloglines que é um serviço gratuito, onde o usuário pode adicionar, manejar e ler os sítios que subscreve e compartilhar suas leituras por meio de um blog. Os weblogs estão se consolidando como ambientes de construção cooperativa do conhecimento, sendo usados em projetos educacionais, como ambientes de aprendizagem. Permitindo que professor e aluno sejam parceiros de aprendizagem onde segundo as falas de Paulo Freire “...o esquema comunicativo na relação educador-educando é uma relaçao social, diagonal, que produz conhecimento...”. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. . Sabemos que a escrita aparece como um processo inacabado, a mídia pode contribuir como ferramenta para aprender, bem como servir de objeto de conhecimento. A Blogoteca é um sistema de blogs interligados, devem se interlinkar formando uma rede ampla de objetos de aprendizagem e recursos educacionais. A blogoteca é um exemplo do uso do RSS, pois é um modelo de criação para um espaço de agregação de objetos educacionais. É importante proporcionar o uso de ferramentas e meios para se relacionar colaborativamente. Sabemos que existem muitas possibilidades em relação à educação e meios de apropriação do conhecimento, mas temos um longo percurso a conquistar para que as tecnologias emergentes possam fazer parte do processo e da prática educativa.

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Juntastes as duas leituras...

Para pensar:
Estes dois textos foram escritos no mesmo ano, com diferença de uns 6/7 meses, porém o segundo já traz um avanço grande (como foi a evolução dos blogs em 2004) em relação ao primeiro.

Como comparas o que foi dito sobre os blogs com o que apresentamos na introdução da semana 1?

De 2004 para 2007.....